Todo mundo sabe que na hora de escolher disco abrasivo existe uma infinidade de opções e nem sempre é fácil definir o disco que precisamos comprar. Pior ainda é comprar o disco errado e só descobrir quando começar a dar problema. 

 

Agora, o que muita gente não sabe é que pra escolher bem o disco você precisa entender um pouco do contexto em que ele vai ser utilizado. Por isso deixamos abaixo 5 dicas práticas e objetivas para ajudar nesse processo:

 

1. Entenda qual é o material que vai receber a operação: é fato que existem discos multiuso para quem trabalha sempre com materiais diferentes e quer a praticidade de não ter que trocar de disco o tempo todo, mas para quem busca o melhor desempenho, usar discos específicos para cada material é fundamental. Por exemplo, quem trabalha com pedras e mármores precisa de discos diamantados. Já no caso do aço inox, são importantes de discos que não contaminem o material. Para o alumínio, é importante usar abrasivos que diminuam o empastamento. 

 

2. Defina qual é o tipo do trabalho: corte, desbaste, acabamento ou limpeza? Cada tarefa exige uma característica específica do disco. E pode parecer óbvio, mas é muito comum ver gente usando disco de corte pra desbaste por exemplo.

 

3. Verifique qual máquina vai usar o disco: discos para esmerilhadeira, lixadeira, retificadora ou serra possuem formatos, diâmetros e rotações diferentes. Usar o disco errado pode ser perigoso.

 

4. Pesquise qual é a velocidade ou rotação suportada: nunca ultrapasse a rotação máxima do disco. O número vem indicado no rótulo, geralmente tanto em rpm, que é rotações por minuto, quanto em metros por segundo, que é a velocidade linear. Por esse motivo, discos de 7" não podem ser usados em esmerilhadeiras de 4 1/2", por exemplo. 

 

5. Conheça as marcas e certificações: Eu sei que cada vez mais existem marcas novas no mercado, mas o ideal é dar preferência pra marcas reconhecidas, ou que possuem selos de qualidade e certificações. Marcas que deixam claro qual é a especificação do disco, além de atenderem as normas NBR ISO 525 / 603 e EN 12413, permitem uma análise detalhada das características do disco em questão e evita surpresas ou aplicações inadequadas. 

 

Agora que você conheceu algumas dicas para escolher discos abrasivos, o que acha de conhecer algumas opções de discos que temos na nossa loja virtual? Basta clicar no link abaixo:

 

Discos abrasivos

 

E lembrando que se você gostou desse conteúdo temos vários outros no Blog da Morgon Pro, no Podcast da Morgon Pro e nas nossas redes sociais.