Se tem um assunto que nunca é demais falar, esse assunto é segurança. E quando falamos de discos abrasivos, realmente não dá pra deixar a segurança de lado. Ela precisa ser uma prioridade absoluta em qualquer ambiente de trabalho e a triste verdade é que muitos acidentes sérios acontecem com discos abrasivos porque a segurança não foi levada a sério.
Por isso, vamos listar 6 dicas de segurança que servem para discos de corte, discos de desbaste, discos flap, dentre outros tipos de discos abrasivos:
1) Utilizar equipamentos de proteção individual, os famosos EPIs. Muitos riscos podem ser minimizados pelo simples uso de cada um desses equipamentos. Pra quem é funcionário, não usar os EPI's que a empresa disponibiliza diminui os seus direitos caso algum acidente aconteça um dia. Para quem é empregador, não fornecer EPI's aos funcionários traz riscos trabalhistas à empresa. E pra quem é autônomo, usar os EPI's é proteger o bom trabalho que você tem realizado no mercado. Lembrando que os EPIs básicos nesse caso incluem protetor facial, máscara contra poeira, luvas, avental e abafador de ruídos.
2) Verificar a integridade do disco antes de montar ele na esmerilhadeira. Qualquer trinca ou dano pode comprometer a segurança durante o uso. Descartar um disco é muito mais barato do que o custo material e emocional de um acidente. Também é fundamental respeitar a rotação máxima indicada pelo fabricante. Ultrapassar esse limite aumenta bastante a chance do disco estourar. Ou seja, sempre que alguém coloca um disco de 7" em uma esmerilhadeira de 4 1/2", essa pessoa está correndo risco, porque a velocidade de rotação (em rpm) da esmerilhadeira de 4 1/2" é maior do que a de 7".
3) Usar a flange tanto com a medida correta quanto na posição correta para cada tipo de disco. Nem precisa falar que é bom ter certeza de que o disco está bem apertado, sem folgas. E não é o que todo mundo faz, mas o ideal é sempre apertar o disco usando uma ferramenta própria ao invés daquele famoso tapa que muita gente usa pra apertar ou desapertar o disco. Um disco mal apertado tem chance de vibrar, o que atrapalha o serviço, danifica a máquina e aumenta o risco de acidente.
4) Usar sempre capa de proteção da esmerilhadeira. Realmente ela pode atrapalhar um pouco a visão, mas ela é uma proteção fundamental caso o disco solte alguns pedaços ou estoure durante o uso. Lembrando que ela deve ser montada de forma que fique entre o disco e o operador, podendo ser necessário ajustes dependendo da posição que a esmerilhadeira se encontra com relação ao operador.
5) Evite usar o disco em ângulos errados ou aplicar pressão excessiva. A maioria dos discos mostra no corpo dele qual é o ângulo ideal pra uso. Usar o ângulo errado tanto desgasta o disco de forma errada, quanto aumenta muito o risco de acidente. E se você precisa colocar muita força ao usar a esmerilhadeira, talvez seja melhor considerar um disco que permita maior remoção de material.
6) Pra fechar, uma curiosidade pra quem acha que todo esse cuidado é bobagem: se um disco romper durante o uso, os fragmentos podem ser lançados a mais de 250 km/h. É uma velocidade suficiente pra causar ferimentos graves ou até mesmo fatais. Melhor seguir os procedimentos de segurança do que ter algum arrependimento futuro.
Agora que você está afiado nas dicas de segurança ao usar discos abrasivos, o que acha de conhecer algumas opções de discos que temos na nossa loja virtual? Basta clicar no link abaixo:
E lembrando que se você gostou desse conteúdo temos vários outros no Blog da Morgon Pro, no Podcast da Morgon Pro e nas nossas redes sociais.